Terra Viva


Os preços das principais commodities lácteas despencam no 1º GDT de julho 

ESPECIAIS

02 de julho de 2024
Fonte: globaldairytrade/ www.terraviva.com.br | Foto de capa: Terra Viva

GDT – O resultado do Global Dairy Trade 359 realizado nesta terça-feira (02/07/2024) apresentou um brusco recuo de preços, iniciando um segundo semestre que deixa para trás as variações moderadas registradas nos primeiros seis meses de 2024. O Índice GDT variou -6,9%, um nível de queda que não se via desde agosto de 2023.     



É verdade que, mesmo com os elevados percentuais de queda, com exceção do Cheddar, todos os outros principais produtos negociados na plataforma estão com as cotações superiores às registradas no evento equivalente do ano passado. 

E, até agora, os Índices GDTs de 2024 se mantêm acima dos registrados no mesmo período do ano passado e, na comparação interanual superam entre 3% e 13% os valores de 2023. Porém, o Cheddar não conseguiu bons resultados este ano, em relação aos valores do ano passado. E, a cotação deste 02 de julho de 2024 está 10% abaixo da cotação obtida no primeiro GDT de julho de 2023.

As manteigas, mesmo registrando os maiores percentuais de queda do GDT 359, -10,7% e -10,2% para a Manteiga Anidra (AMF) e a manteiga de leite (Butter), respectivamente, estavam em patamares de preços muito elevados, e acima da média histórica. Por isso, não chegou a ser, propriamente uma surpresa a inversão de tendências. Muitos analistas já previam o recuo para níveis mais realistas.

O preço da AMF terminou o GDT 359 42% acima do preço de um ano atrás. A manteiga de leite, mesmo com o recuo de 35% na comparação interanual, registrou o 11º maior valor da série  histórica, e teve uma cotação recorde para esta época do ano.   

Apesar do segundo recuo consecutivo, o leite em pó integral (WMP) ainda está 2,2% acima do seu valor de um ano atrás, assim como o leite em pó desnatado (SMP) que também permaneceu com uma cotação média superior à de 04 de julho de 2023.

Cabe destacar, que, ao contrário do que ocorreu durante todo o primeiro semestre de 2024, em que a oferta e os produtos negociados ficaram sempre em torno de 20% abaixo das toneladas do ano passado, neste GDT o volume negociado foi apenas 3% menor. Muito provavelmente, o aumento da oferta tenha impactado nas cotações das commodities.   

Acesso ao resultado do último GDT

 

+ Notícias
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com